sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aly vs Gâmbia: "É do interesse do Estado da Guiné-Bissau, resolver este assunto" - palavra de ministro.

Ontem, fui explicar-me ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Queta. Hoje, foi a vez do Embaixador da Gâmbia se explicar ao ministro, que, por sua vez me convocou para me explicar o que ouviu do Embaixador da Gâmbia.

«É do interesse do Estado da Guiné-Bissau, resolver este assunto», disse-me o MNE. E disse-o igualmente ao Embaixador da Gâmbia, País que, segundo o ministro "tem pedido ajuda e colaboração do Estado guineense" relativamente aos seus cidadãos que residem na Guiné-Bissau. "Esta é a nossa vez.", referiu o ministro Mano Queta.

Ainda segundo o ministro, o Embaixador disse-lhe que as coisas tardaram por não ter sido chamado a polícia... mas foram as autoridades gambianas que recusaram fazê-lo - "carro do Estado", disseram. Agora, aguenta.

Ainda hoje, garantias de Adelino Mano Queta, o MNE traduz e envia para a Embaixada da Gâmbia a minha carta (presumo que não seja necessário tradução para a fotografia do acidente...). E o ministro garantiu-me que estará esta noite com o Embaixador da Gâmbia e que voltará ao assunto.

O único pedido que fiz ao ministro foi: não gostaria que isto levasse mais tempo (já vai a caminho dos 5 meses...). AAS