quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como eu, António Aly Silva, perdi o Pulitzer

Em 26.04.2010, recebi este e-mail:

Olá Aly.

Me chamo A. L., sou brasileiro e tambem jornalista. Eu estou trabalhando em um caso onde eu denunciei o trabalho desonesto de um fotografo italiano chamado Marco Vernaschi na Uganda. Marco esteve no inicio deste ano por la para fazer um trabalho para o Pulitzer Center sobre Sacrifício Humano. Durante meu período por lá eu descobri que ele havia pago para poder exumar ilegalmente 4 corpos de 4 crianças para serem fotografadas.

Esta noticia abalou o mundo da fotografia internacional, voce pode ver os resultados nos links abaixo:

http://vigilantejournalist.com/blog/archives/1615

http://www.adevelopingstory.org/2010/pulitzer-center-crisis-in-ethics

http://untoldstories.pulitzercenter.org/2010/04/uganda-response-to-critics.html

http://untoldstories.pulitzercenter.org/2010/04/uganda-babirye-the-girl-from-katugwe.html

Outras questões também foram levantadas por um fotografo Dinamarquês sobre suas fotos feitas em Guiné Bissau no ano passado. Com estas fotos ele venceu o primeiro prémio na categoria de reportagem do World Press Photo.

Muitas das fotos parecem boas demais para serem verdade, e depois que eu o denunciei muitas pessoas também passaram a especular se este projecto também nao é composto de fotos orquestradas.

O fotografo Dinamarquês Jørn Stjerneklar editor do blog maydaypress, em http://www.maydaypress.com/blog/page9_files/024fe1f5a1638b898aee32fcbb1aa95d-1.html escreveu hoje um artigo sobre uma das principais fotos de Marco Vernachi usando como base de comparação algumas de tuas fotos, publicadas no teu blog.

Trata-se das fotos feitas após o assassinato do presidente Nino Vieira. Eu nao sei se Jørn entrou em contato contigo antes de escrever este artigo, mas eu gostaria de poder tirar algumas duvidas.

No seu artigo Jørn compara os arquivos das tuas fotos e das fotos feitas por Marco. A diferença é de 9 minutos de vantagem para ti. Isso quer dizer que Marco fez suas fotos 9 minutos depois de ti. Eu gostaria de saber, se tu em algum momento encontrou ou ouviu falar de Marco Vernaschi em Bissau. Tu estavas presente durante o tempo em que ele fotografou o local onde o presidente foi assassinado?

A grande pergunta agora é se Marco modificou a cena do crime para poder construir melhores fotos. Em tuas fotos o local do crime aparece sem nenhuma cadeira, tambem em sua foto Marco apresenta a cena do crime com um dos facões usados para o assassinato, um magazine de uma metralhadora e um colete anti-balas. Por favor, veja a foto nesta pagina: http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_photogallery&task=view&id=1724&Itemid=257&type=&selectedIndex=2&bandwidth=high

Esta sendo sugerido que Marco Vernaschi tenha construído esta foto. Eu gostaria de saber se tu poderia me ajudar a entender como estas 2 cadeiras o facao o porta projeteis e o colete anti balas foram parar onde o presidente foi assassinado.

Espero que tu possas me ajudar a entender melhor este fato.

Parabéns pelo blog. Um forte abraco!

A. L.
Photographer

___________
Respondi ao A.L.:

caro André
Obrigado pelo teu e-mail. Confesso-te que ainda estou pasmado com o
que se está a passar.
Li o teu e-mail do meu telemóvel. Hoje, já nem vou abrir o computador
mas amanhá, mais tardar na 4a, terás uma resposta.
Agradecia que me enviasses uma fotografia desse tal fotógrafo.
Um abraço e fiquemos em contacto.
Aly

____________
O A.L. volta a escrever:

Olá Aly, muito obrigado pela rápida resposta.

Eu amanha estou indo para Mogadíscio (Somália) onde devo estar por duas semanas. te enviarei meu numero de telefone na Somalia

Tambem gostaria que voce pudesse visitar a pagina de Marco e por gentileza fazer uma avaliacao de suas fotos de uma suposta execucao cometida por uma gang de traficates.

http://www.photoshelter.com/c/marco_vernaschi/gallery/WEST-AFRICAS-NEW-ACHILLES-HEEL/G0000xZuOJrujL5c/?_bqH=eJzL93ELKgrJ9DMPTa.IMg721C2O8kp2zHYpNQi1MjG3MjQwsLJyj_d0sXU3AIKKqFJ_r6LSLB_TZLUAkKiau2e8u6OPj2tQJDZFAEvEHG8-&_bqO=2

Tu conheces por ai uma pessoa chamada Pedro M.? Ele deixou um comentario na pagina do Pulitzer Center no ano passado muito intrigante.

O endereco é http://untoldstories.pulitzercenter.org/2009/06/guinea-bissau-a-gangsters-paradise.html

Estarei aguardando os teus comentarios ansiosamente. Tenha uma boa noite!

A.L.

_________
André, não tem que agradecer. Se eu puder te ajudar será um prazer.
Entretanto, a fotografia está em Tiff e não consegui abrir. Pode me
mandar em formato JPEG? Abraço e boa viagem.

Aly

__________
Caro Aly aqui vai a foto.

Fico feliz em poder contar contigo para iluminar este caso

A.L.

M/N: Tirem as vossas conclusões. Dos meus colegas jornalistas, em Portugal, pode ser que dê algum jeito... Estamos a falar de uma espécie de prémio Nobel do Jornalismo! António Aly Silva