terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

18 março é quando um homem votar

Anarquistas de pensamento, cujo cérebro foi trespassado por um jacto de azoto, andam a insinuar que eu, António Aly Silva, estou num apoio desmesurado ao candidato do PAIGC, e actual primeiro-ministro, Carlos Gomes Jr. Não sei, não tenho certezas, mas sim dúvidas: haverá analfabetos a lerem o meu blogue? Nunca se sabe, cá, na Guiné-Bissau, tudo é possível...

My beautiful picture

Pois bem. A um deles, gabaroso e com tudo para dar errado, fugiu-lhe a boca para verdade - o que é estranho. Garantiu - na presença de pelo menos seis pessoas - ser 'do gabinete de marketing e comunicação' da candidatura X, e que antes fora nomeado para a área Y. No que me diz respeito, seria um candidato perfeito a 'mister 1 de abril': é mentiroso e nunca se lhe ouviu uma verdade.

Dias atrás - morria-se em Homs, na Síria - escrevi no blogue sobre os 'procedimentos durante a campanha eleitoral no blogue ditadura do consenso', e um dos pontos pedia às directorias de campanha o 'favor' de enviarem notícias e fotografias dos seus actos. Foi consensual? Não sei, e pouco me importa. O que sei e não tenho a menor dúvida, é que, neste blogue, pelo menos neste, sou eu quem dita as regras. Lê-me quem quiser, e a mais não é obrigado. Passou muito bem.

Não entro em jogadas eleitoralistas. De Lisboa, chegou-me a notícia de que a Aula Magna estava composta à espera do 1º ministro Carlos Gomes Jr. Estranho? Nem por isso. Estranho seria o primeiro-ministro nem sequer encher o anfiteatro da Aula Magna. Eu encheria a praça de touros de Cascais! E manhã cedo, na minha volta habitual pela internet, descubro texto e imagens do encontro na Aula Magna.

Reproduzir esse texto - e as fotos - faz de mim 'apoiante' do Carlos Gomes Jr? Que estupidez! E acaso fosse, qual seria o problema? Sou cidadão muito antes de ser jornalista - e isso ninguém mudará. Há uma semana que, no cabeçalho do blog, tenho um texto a propor aos candidatos a reserva de espaço para publicidade. E acham que se a candidatura A, B, ou C quiser o espaço eu vou dizer 'não' apenas porque penso que alguém, num amanhã qualquer, me acuse de favorecer este, aquele, ou aqueloutro? O tanas! Terá a publicidade quem a pagar. E o resto são paisagens desoladoras.

Haverá, jornalista ou não, quem na Guiné-Bissau se tenha levantado mais contra ilegalidades cometidas neste País, tanto pelos malogrados presidentes 'Nino' Vieira e Malam Bacai Sanhá; como por chefes de Governo, desde Artur Sanha até Carlos Gomes Jr., nos dias de hoje? Escrevi sobre tudo - literalmente! Disse o que sempre me ia na alma, nunca temi represálias por mais que fossem evidentes. Não tentem - é o que peço.

Ora sebo! Enquanto cidadão, votarei no candidato que me inspirar confiança. Estou-me nas tinas para palavras como 'paz' - o guineense sabe lá o que é isso!; estou-me borrifando para a 'unidade' - o guineense nunca esteve unido. Esteve misturado... Tenho 46 anos de vida, zero de bajulação. Não votarei à espera que me caia um cargo nas mãos - e acreditem que dava conta do recado de qualquer um. Não quero cargo nenhum. Depois dos 90 anos, logo se verá.

Felizmente, aprendera bem cedo na minha curta e atribulada vida, que, tanto podemos agir mal contra a nossa vontade, como, ao fim de pouco tempo, podemos agir mal sem nunca chegarmos a sequer perceber o que fizemos ou o que havia de errado nos actos que cometemos. Ou seja, certos pecados são demasiado subtis para serem explicados, e outros demasiado subtis para serem referidos claramente...

António Aly Silva