sábado, 9 de maio de 2015

ALERTA VERMELHO: JORNALISTA ANTÓNIO ALY SILVA AMEAÇADO POR UM MINISTRO


Hoje, por volta das 19:50h, fui ao Papa Loca comprar um chawarma. Para minha surpresa, ao virar para me ir embora, vejo o ministro X (en passant...) a encarar-me com, mais do que cara de poucos amigos, propensão para a violência. Mesmo. Estava escrito no seu olhar.

Ministro X: "Abó bu kunsin men?, bu kunsin men?".

- "Depende" - respondi, e completei: "Uma coisa não invalida a outra."

Ministro X: "Bu kunsin men", a lenga-lenga do costume, voltou. "Abó bu kunsin men?"...

Ainda perguntei-lhe com toda a calma - e há testemunhas - se ali "era o sítio ideal para 'aquela' conversa", ao que uma testemunha respondeu com "sr. Ministro, o Aly tem razão, este não é o lugar ideal." A mulher entrou por três vezes, para o levar, puxando-o pelo braço, até clientes e um ou dois empregados, tentaram evitá-lo, em vão.

No fim, eu disse-lhe "dê-me o seu número que eu na 2ª feira contacto."

"Vais telefonar na 2ª feira?"
- Garanti que sim.

Depois de me perguntar onde morava, disse-me que já sabia que eu estava cá, que sabia tudo (estou cá há 37 dias, e o ministro X, que tinha tanta, mas tanta vontade de me falar nunca me procurou, ou mandou sequer procurar-me...).

Deu-me o número, quase ameaçando que se eu não telefonasse ele mesmo me encontraria, pois sabe onde eu moro. "Moro na rua de Angola", disse em tom calmo. "Toda a gente em Bissau sabe onde eu moro", reforcei.

Pois bem, tenho o número mas NÃO vou telefonar ao ministro X, e não vou telefonar apenas porque, primeiro, não admito que me falem daquela maneira, tentando meter-me medo (isso é o que mais faltava!). Não vou telefonar e ficarei tranquilamente à espera que o ministro X venha ao meu encontro, como ele mesmo disse, e bem que pode trazer a cavalaria.

Ministro X: O ANTÓNIO ALY SILVA NÃO VAI TELEFONAR-LHE NA 2ª FEIRA. Bom fim de semana a todos. Falei já com as autoridades competentes, pondo-lhes a par da situação, que considero de gravíssima! Se o ministro X fosse minimamente inteligente, nem sequer me abordaria daquela maneira...António Aly Silva